quinta-feira, 26 de julho de 2018

Encontro Nacional sobre «Flexibilidade curricular e Eco- Escolas»

“Enough, for all, forever” 


     Na nublada manhã do dia 24 do quente e instável mês de julho de 2018, duas Docentes da EB2.3 de Gualtar, em representação do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, rumaram à capital, para participar no Encontro «Flexibilidade curricular e Eco- Escolas», uma reunião para esclarecimentos e partilha de ideias, a nível nacional.
     Após uma breve alocução do Sr. Secretário de Estado João Costa, subordinada ao tema «Cidadania ambiental: uma visão estratégica», seguida de outras (Eulália Alexandre, Subdiretora-Geral da Direção Geral de Educação, Francisco Teixeira, Diretor do departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental, da Agência Portuguesa do Ambiente, Margarida Gomes, coordenadora nacional do Programa Eco -Escolas/ABAE) e dum sucinto enquadramento legal, foram salientados o novo perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, o processo ativo dos alunos na investigação /diagnóstico de problemas locais ou mesmo da própria Escola, a intervenção como cidadão consciente, prezando sobretudo a vertente ambiental, o papel alavancador dos filhos como agentes educativos (mesmo dos próprios progenitores).
    Realçou-se o papel das parcerias como método mais enriquecedor e motivador para a descoberta de soluções, em prol da sociedade civil.
   Após uma breve pausa, retomaram-se os trabalhos com a apresentação de duas Eco- escolas e respetivos projetos.
    No ano letivo 2018 /2019, tendo como pano de fundo ainda a vertente «Floresta», (iniciada no ano anterior) a temática «Mar» foi eleita como fulcral para o projeto Eco- Escolas.
    Finalmente, a prática de ações tendentes a contribuir para a sustentabilidade do planeta azul será a maior preocupação de todos para um mundo melhor.
  «Enough, for all, forever»: um bom lema para o Projeto Eco- Escolas (um planeta com recursos suficientes, para todos, sustentável e duradouro). 

                                                                            As Professoras: Maria de Fátima Rebelo de Sá                                                                                                                          e
                                                                                  Maria de Fátima Pimentel Torres Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário