terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Este Natal ser guloso, dá prémios Tetra Pak: MENÇÃO HONROSA.

Memória Descritiva
Árvore de Natal
Materiais: Embalagens de cartão para alimentos líquidos da marca TETRA PAK/ variados assim como embalagens do tomate guloso; caixas de cartão grosso, compasso, régua, lápis de grafite, marcador de acetato e de pintar em tecido, tesoura, x-ato, pistola de cola quente, colas variadas, (de contacto, cola quente)
Modo de execução:
Em função do desafio proposto foi sugerido ao grupo de alunos de diferentes turmas (6ºA, E, D) que pensassem num projeto para a construção de uma árvore de Natal toda ela construída com Terta Pak, não esquecendo a utilização da “tetra pack da Guloso”. Foi proposto o seguinte slogan “para a árvore de natal decorar, tetra pack guloso deves usar”.
Dos estudos apresentados, escolhemos elementos dos vários projetos e elaboramos uma árvore que significa diferentes olhares sobre o Natal assim como dos seus elementos simbólicos.
É uma árvore tridimensional, (50x50x78cm) composta por quatro lados. Cada lado tem uma decoração diferente. Um dos lados está decorada com os elementos do presépio e anjos; outro com representações do Pai Natal, outro com anjos “meninas” e outro mais bucólico representando a natureza com casas e animais.
1. Começamos por organizar os materiais a utilizar:
1.1 Começamos por fazer a estrutura da árvore, para isso recorremos a caixotes de cartão.
1.2 Para a base da árvore, desenhamos uma circunferência de raio igual a 25cm e dividimos a circunferência em 4 partes iguais. Cortamos.
1.3 Traçamos quatro triângulos retângulos com 25cm de base e 60cm de altura. Cortamos.
1.4 Para construir a estrutura da árvore, colamos os triângulos à base utilizando para isso cola quente.
1.5 Cortamos ainda mais quatro triângulos de diferentes dimensões para criar dois planos mais recuados.
2. Abrir, lavar e espalmar os TETRA PAK.
2.1 Recortamos os símbolos, (FSC; PROTEGE TETRA PAK o que é bom).
2.2 Para forrar toda a estrutura da árvore cortamos a tetra pack em tiras mais ou menos de 1 a 1,5 cm.
2.3 Enrolámos as tiras fazendo rolinhos que colamos posteriormente à forma.
2.4 Com as tiras, construímos uma série de estruturas modelares, que colamos nos diferentes planos da forma.
2.5 Construímos as pequenas árvores que decoram a grande árvore com rolinhos da tetra pack.
2.6 Construímos uma série de casinhas fazendo pequenas caixas com a tetra pack, para simular as janelas e porta recortamos códigos de barras e colamos.
2.7 Para a construção das diferentes imagens que compõem a decoração da árvore, utilizamos prioritariamente embalagens da tetra pack guloso. As formas dos elementos apresentados, (anjos, Pai Natal, meninas), foram quase todas construídas tendo como forma principal a circunferência, desenho / corte/ recorte e colagem. Recorremos também ao origami para a construção das figuras do presépio. Desenhamos a forma de uma ovelha que reproduzimos várias vezes, para isso usamos a cor prateada e branca da tetra pack.
2.8 Utilizamos formas decorativas das diferentes tetra pack como: recorte de flores, planos verdes, animais (vacas).
2.9 Desenhamos e cortamos um conjunto razoável de estrelas de cinco e seis pontas, que colamos em diferentes espaços da árvore.
2.1.1 terminamos com a construção de uma estrutura modelar em forma de estrela, toda ela executada com tiras de tetra pack que colamos no cimo da árvore.


O trabalho desenvolvido foi feito por grupos de alunos do 6º A,D;E (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola EB, 2,3 de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação 

PARABÉNS!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário