segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Projeto «Eco-Escolas» - Dia das bandeiras Verdes 2017

         No pretérito dia 27 de setembro de 2017, num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Braga, um grupo de alunos e docentes de oito Escolas de Braga rumaram à linda e (e distante!) cidade de Mafra, num ambiente esfusiante e cheio de animação.
         O mote central era o «Dia das Bandeiras Verdes 2017», desta vez dinamizado no Parque Desportivo Municipal de Mafra, ao ar livre, com vários espetáculos e animações durante todo o dia, envolvendo alunos desde tenra idade até jovens adolescentes.
       O dia apresentou-se inicialmente um pouco nublado, mas logo depois o sol surgiu em todo o seu resplendor, alegrando e entusiasmando toda a população. Logo à chegada, foram oferecidas a todos “tee-shirts”, num claro gesto integrador.
        O programa foi iniciado às 9horas com diversas atividades na Eco-Mostra, que incluía também insufláveis, parede de escalada, escola de trânsito, para além de exposições e pequenos desafios dinamizados por mais de setenta expositores, incluindo escolas e outras entidades.
         O mote deste dia e ano centra-se na temática «A Floresta», daí a oferta de saquinhos a todos os intervenientes, contendo sementes de pinheiro manso, para criação e reflorestação de florestas.
         Depois do almoço-piquenique, no enorme parque verde, o grupo musical «Nariz Vermelho», (comemorando os 10 anos da Geração Depositrão), envolveu e alegrou a assistência, seguido pela atuação de alguns grupos de crianças, que apresentaram números musicais, de danças e cantares.
         No intervalo entre as atuações e entrega dos galardões, realizaram-se vários sorteios:  Prémio Brigada da Monitorização | Prémio Green Key para os professores presentes que coordenaram o Global Action Days em abril.
         Finalmente, chegou a ansiada hora de entrega das Bandeiras de Eco-Escolas.
         No término de um dia perfeito e repleto de atividades, cada participante recebeu ainda um lanchinho reconfortante, além de um pequeno saco com objetos didáticos.

          E agora…mãos à obra pelas Eco-Escolas de todo o país!

Sem comentários:

Enviar um comentário