sexta-feira, 24 de março de 2017

Palestra Água com Energia, dinamizada pelos Jovens Repórteres do Ambiente de Gualtar, no âmbito do Oxigenar Braga - 22/03


Ao tomar conhecimento de que o Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga desenvolvia um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Floresta e o Dia Mundial da Água e, constatando que no programa haveria uma palestra sobre o elevador do Bom Jesus, exemplo de mobilidade sustentável, a escola contactou aquele organismo, de forma a poder participar na iniciativa com a apresentação do vídeo “Água com Energia”.
Foi apresentada a ideia ao palestrante, Dr. Varico Pereira, da confraria do Bom Jesus do Monte, que acolheu a proposta com muito interesse, tendo decidido mostrar o filme como “quebra gelo” introdutório.
No dia 22 de março, pelas 21:30, na Junta de Freguesia de S. Vicente, iniciaram-se os trabalhos com a apresentação do vídeo “Água com Energia”. Após visualização do mesmo, a jovem repórter do ambiente Bruna Silva falou um pouco da sua experiência de aprendizagem como JR e reforçou que o trabalho desenvolvido aquando da elaboração do projeto só foi possível graças à colaboração de professores e de outros colegas, sensibilizando assim a audiência para a importância do trabalho em equipa.
O Dr. Varico elogiou a iniciativa, tendo referindo que o filme constituía a parte mais importante da sua intervenção; ao longo da sua apresentação oral fez várias ligações e referências ao filme, reforçando a importância de iniciativas como a nossa.
Seguiram-se os contributos da arquiteta Maria João Costa com a Cerca do Mosteiro de S. Martinho de Tibães e da engenheira Cristina Costa com o Galardão Bandeira Azul da Praia Fluvial de Adaúfe.

Acompanharam as alunas responsáveis pelo projeto, Ana Filipa Vasconcelos do 7º B e Bruna Filipa Silva do 7º G, as professoras Fátima Gaspar e Elisa Laureano.

Sem comentários:

Enviar um comentário