segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Global Action Day - 7 de novembro

No dia 7 de novembro, o Projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Gualtar assinalou o Global Action Day (Dia Internacional das Eco-Escolas), com ações em prol do ambiente. No turno da manhã, cerca de 140 alunos, representando todos os anos de escolaridade e a Unidade de Ensino Estruturado de Autistas, acompanhados por vários professores, a Diretora da escola, Dra Hortense Santos, e a representante do Pelouro do Ambienteda CMB, Eng. Ana Cristina Costa, deram início à horta biológica com a plantação de plantas aromáticas, reutilizando recipientes variados (cabazes de fruta, embalagens de leite e outros produtos…). A escolha destas plantas, utilizadas na culinária mediterrânica, prendeu-se com o tema Alimentação Saudável trabalhado neste projeto em articulação com os Projetos Escola Promotora de Saúde e Educação para a Cidadania Global. Ao longo do ano estes projetos procurarão desenvolver várias atividades para promover a Dieta Mediterrânica, que é uma das mais saudáveis do mundo.
Seguiu-se o hastear da bandeira verde das Eco-Escolas 2015-2016, acompanhado pelo hino da escola, cantado por um grupo de alunos dirigidos pela professora Ana Paula Matos. Este galardão ganho pela escola é o reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no ano transato por esta no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Global Action Day terminou com a limpeza do troço do rio Este, adotado pela escola, por um grupo de alunos do 6º e 8º e 9º anos, acompanhados por vários professores pertencentes ao Projeto Rios. Foram recolhidos cerca de 100 Kg de resíduos. 


























Sem comentários:

Enviar um comentário