terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dia da Alimentação 16 de outubro

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, ao longo da última semana e ainda durante a próxima, o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante dinamiza um conjunto de atividades para assinalar a data e reforçar não só a importância de uma alimentação saudável, como também a prática de exercício físico.
Na Escola Básica de Gualtar, o grupo de Ciências Naturais, em articulação com os projetos Escola Promotora de Saúde – EPS, Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, fizeram a divulgação dos trabalhos, realizados pelos alunos do 9º ano na disciplina de Ciências Naturais. Numa análise comparativa muito sugestiva e chocante, foi realçado o teor de açúcar e gordura, patenteado na visualização de sacos de uso diário para o café, (quantidade máxima 8 g) e do volume de gordura presente na maior parte desses alimentos tão do agrado dos alunos. Os alunos envolvidos consideram esta atividade muito educativa e ilucidativa.
Para além das várias atividades que envolveram os alunos, professores e equipa de saúde escolar, todos os alunos tiveram a oportunidade de praticar exercício físico numa aula de Zumba que se revelou um sucesso pela adesão entusiasta de todos os envolvidos!
Mais uma vez foi feita a divulgação de cartazes de sensibilização para as problemáticas decorrentes de erros alimentares e da importância da adoção de hábitos saudáveis, nomeadamente na utilização da dieta mediterrânica.

 Os alunos do projeto «Os Jovens Repórteres para o Ambiente» criaram um vídeo com o objetivo de alertar para uma alimentação saudável e dar a conhecer ao público escolar a existência de uma nova Roda de Alimentos, a roda dos alimentos mediterrânica, uma adaptação da tradicional Roda que contempla agora valores como a cultura, a tradição mas também o equilíbrio. Esta Roda foi desenvolvida por Investigadores da Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto que adaptaram o Tradicional guia de alimentação para incluir a dieta mediterrânica.

























Sem comentários:

Enviar um comentário