quinta-feira, 26 de maio de 2016

Caminhada saudável - 27 de maio - Divulgação



CAMINHADA SAUDÁVEL - Escola de Gualtar - 27.maio.2016

A "Caminhada Saudável", a decorrer  na manhã do dia 27 de maio, é uma iniciativa do Projeto Escola Promotora de Saúde da da Escola Básica de Gualtar com a qual se  pretende assinalar o Mês do Coração e promover, junto da comunidade educativa, hábitos saudáveis de vida.
Propõe-se a todos os participantes uma caminhada em grupo, até ao rio Este, um lanche saudável no Parque de Merendas, gentilmente oferecido pela Escola e Associação de Pais da EB Gualtar, e a dinamização de jogos tradicionais e coletivos a decorrerem no Campo de Futebol de S.Pedro d'Este.
Em estreira articulação com a EPS, o Projeto Rios e o Projeto Eco-Escolas, tem agendada, no decurso da caminhada, uma visita, pelo Presidente da Junta da União de Freguesias do Este, ao recém-recuperado moinho de S.Pedro d'Este e uma atividade no troço adotado do Rio Este. esta última inclui a monitorização de um dos pontos de amostragem e uma intervenção de melhoria que passa pela recolha de lixo das margens e pela colocação de pequenos painéis de sensibilização à população local e à visitante. 

O Clube de Línguas, também, estará presente promovendo um peddy-paper alusivo às temáticas do ambiente (Português), alimentação (Espanhol) e atividade física (Inglês). Haverá tempo, ainda, para a declamação de poemas, cujo tema central será o rio, e para que se entoe o hino do rio Este.

Posteriormente, e em articulação com o Pelouro do Ambiente da CMB, na pessoa do Eng. Altino Bessa, está prevista a colocação do outdoor "Um Rio que liga o Homem à Natureza" que lembra o papel importante que todos temos na conservação dos ecossistemas ribeirinhos. A presença do Eng. Altino Bessa está desde já confirmada na caminhada e constitui um reconhecimento e um estímulo acrescido para que de dê continuidade ao trabalho, até então, desenvolvido pela Escola de Gualtar.

A Equipa responsável, agradece de forma especial o apoio do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga mas também à professora Caetana Filomena, Coordenadora do Estabelecimento, a todos os professores que se juntaram a nós, aos representantes da Associação de Pais, D.A delaide e Sr.Manuel Joaquim e a outros encarregados de educação envolvidos, ao Sr.Lima, Coordenador dos Assistentes Operacionais e à D. Xana, D.Eva e Sr. Martinho, Assistentes Operacionais da Escola de Gualtar.

Sem comentários:

Enviar um comentário