quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Projeto Rios: «ESTE, o rio da minha terra também corre para o Mar» Uma aula original e…muito mais calorosa! -11 de dezembro

No passado dia onze de dezembro de 2015, pelas 15h, um pequeno mas animado grupo de alunos da turma 5ºE, alguns Encarregados de Educação e a Professora de Português reuniram-se junto ao Parque de merendas de Este. A razão desta aula prendia-se com a participação no Projeto Rios, concretamente na monitorização do troço atribuído à nossa Escola, junto ao campo de futebol de Este.
Apesar das temperaturas outonais, numa tarde ainda soalheira mas fria, a boa disposição e entusiasmo reinavam! Todos armados de máquinas fotográficas, telemóveis, máquina de filmar, agendas e esferográficas em punho, o grupo de “Cavaleiros do Rio Este” tirava fotos ao estado de degradação e pouca limpeza do rio Este, criticava o comportamento generalizado dos habitantes locais, registava os aspetos menos positivos da comunidade no que concerne o respeito devido ao seu rio.
Entretanto, surgiu um habitante da freguesia de S. Pedro d’Este, Sr. Duarte, que se prontificou muito gentilmente a expor as suas opiniões, numa entrevista memorável, registada para a posteridade pelo aluno Duarte Freitas.
O Sr. Duarte apontava os factos nefastos de que tinha conhecimento, que envolviam a atuação dos seus vizinhos, tendo -se até oferecido como cicerone para uma visita à sua propriedade e à parcela de rio que a atravessa. Aí, o pequeno rio surge esplendoroso, com as suas águas transparentes e frias, delimitado por rústicos muros, atravessado por uma pontezinha (semelhando a bela cidade italiana de Veneza e suas pontes românticas).
Os pequenos mas vivos repórteres tudo iam registando, questionando o entrevistado sobre alguns aspetos que lhes pareciam dúbios, numa aula de Cidadania muito calorosa e interventiva!
Finalmente, após uma longa caminhada pelos campos, deu-se como terminada a entrevista, todos agradeceram efusivamente ao nosso guia e …regresso ao “lar, doce lar”!
No fim- de- semana que se seguiria, agendou-se a tarefa complementar de produzir textos, selecionar fotos, preparar a próxima atividade…


                                                                                                A turma do 5ºE


Um pequeno vídeo sobre a música das águas do rio Este a correr...a propósito da obra estudada «O rapaz que ouvia o acordar das águas», de Fernanda Santos.


Carrega no link para visualizares o vídeo



Sem comentários:

Enviar um comentário