segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Concurso Vídeos com Energia

O CONCURSO “VÍDEOS COM ENERGIA” é um concurso nacional que convida as escolas e comunidade em geral a produzir vídeos originais de sensibilização para um uso eficiente da energia elétrica no setor residencial.

Serão aceites a concurso vídeos que abordem o tema da poupança de eletricidade na vertente dos comportamentos de consumo que devem ser praticados no quotidiano e que conduzem a uma redução do consumo de energia elétrica nas habitações nas seguintes áreas: consumos stand-by e off-mode, equipamentos audiovisuais e informáticos; iluminação; eletrodomésticos; climatização e consumo de águas quentes sanitárias.
A mensagem principal que deve orientar os vídeos a concurso é incentivar os cidadãos à adoção de comportamentos de consumo que contribuam para a redução do consumo de energia elétrica nas habitações.
O concurso é dirigido à comunidade escolar (alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário/profissional) e também à comunidade em geral (cidadãos em geral, onde se podem inserir, a título de exemplo, os alunos do ensino superior ou qualquer cidadão com mais de 18 anos de idade).

COMO CONCORRER?

Antes de concorrerem devem ler com atenção o regulamento do concurso disponibilizado para a comunidade escolar e para a comunidade em geral, que contêm toda a informação completa. Mas para já deixamos aqui os principais tópicos e condições.
Estão definidos 3 escalões de participantes:
Escalão A: equipas de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Escalão B: equipas de alunos do ensino secundário/profissional
Escalão C: participantes individuais da comunidade em geral
No caso das escolas, devem ser constituídas equipas compostas por alunos (mínimo de 3 alunos e máximo de 5 alunos) do mesmo ano de escolaridade e por um professor que ficará responsável pelo acompanhamento da equipa. É possível a participação de várias equipas da mesma escola, podendo um mesmo professor inscrever-se com mais do que uma equipa. É igualmente possível cada equipa apresentar mais do que um vídeo a concurso.
O professor responsável por cada equipa/cidadão concorrente deve registar-se no site até 20 de março de 2015. Depois de efetuada a inscrição é necessário submeter a ficha de projeto de cada vídeo até 20 de março de 2015.

QUERO INSCREVER-ME NO CONCURSO!


O vídeo a produzir deve seguir as seguintes regras:
– pode abordar um ou mais temas do concurso
– deve ter uma duração máxima de 3 minutos
– no início do vídeo deve constar o logótipo da iniciativa
– no final do vídeo deve constar a ficha técnica
– é obrigatória a participação do cidadão/alunos como atores
Após a conclusão do vídeo, será necessário e publicar o vídeo no Youtube e aceder à ficha de projeto para colocar o link Youtube do vídeo. Será também necessário colocar os links para sites/blogs/redes sociais onde o vídeo está a ser divulgado.
E atenção que o prazo para submissão do vídeo termina a 24 de abril de 2015.
 Após aprovação os vídeos ficarão disponíveis para visualização na galeria de vídeos do concurso. Será possível atribuir “gostos”  e promover a partilhar dos vídeos pelas redes sociais.

JÚRI

Os prémios serão atribuídos por um Júri  que avaliará os vídeos submetidos a concurso de acordo com os critérios de avaliação, premiando os vídeos que com a sua qualidade e originalidade, mais contribuam para a sensibilização e mudança de comportamentos de consumo de energia elétrica ou que revelem maior potencial para atingir esses efeitos.
Critérios de avaliação por ordem decrescente de importância (do mais importante para o menos importante):
1º – Criatividade e originalidade
2º – Articulação com os objetivos do concurso
3º – Relevância e importância dos conteúdos
4º – Qualidade e execução técnica
5º – Cumprimento do regulamento do concurso
6º – Divulgação do vídeo por sites/blogs e redes sociais
7º – Nº partilhas do vídeo pelas redes sociais (dados da galeria de vídeos)
8º – Nº “gostos” atribuídos (dados da galeria de vídeos)

PRÉMIOS

concursovideoscomenergia-copenhaga
Os prémios do CONCURSO VÍDEOS COM ENERGIA consistem na atribuição de viagens e alojamento para Copenhaga, a cidade europeia vencedora do Prémio Capital Verde da Europa 2014, uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue as cidades que se encontram na vanguarda do meio urbano respeitador do ambiente.
Haverá um único vídeo vencedor por escalão. Poderão ser ainda atribuídas menções honrosas com a atribuição de prémios.
Alunos: atribuição de 1 viagem de avião e alojamento para 3 noites para cada aluno e encarregado de educação
Professores: atribuição de 1 viagem de avião e alojamento para 3 noites para o professor da equipa vencedora
Cidadão: atribuição de 1 viagem de avião e alojamento para 3 noites para o cidadão vencedor
Serão atribuídas ajudas de custo no valor de 100€ ao encarregado de educação de cada aluno vencedor, ao professor de cada equipa vencedora e ao cidadão vencedor.

VENCEDORES

Os vencedores serão divulgados aqui no site a 29 de maio de 2015 por ocasião do Dia Mundial da Energia.

CONTACTOS

Quaisquer dúvidas respeitantes ao CONCURSO VÍDEOS COM ENERGIA podem ser esclarecidas junto da DECO, através dos seguintes contactos:
Telefone: 213 710 214  E-mail: energiafantasma@deco.pt

QUERO INSCREVER-ME NO CONCURSO!

E não se esqueçam de consultar os regulamentos do concurso.


Regulamento para a comunidade escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário