quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Pegada Hídrica

Uso de água direta e indireta

As pessoas utilizam muita água para beber, cozinhar e lavar, mas ainda mais para a produção de alimentos, papel, roupas de algodão, etc. A Pegada Hídrica é um indicador do uso da água que analisa seu uso de forma direta e indireta, tanto do consumidor quanto do produtor. A Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que é utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou produzidos pelas empresas.

Pegada Hídrica da humanidade

Um estudo pioneiro calcula e mapeia a Pegada Hídrica da humanidade em alta resolução espacial. Os pesquisadores Hoekstra e Mekonnen, da Universidade de Twente, estimam a Pegada Hídrica de cada nação e setor econômico. O estudo revela como os diferentes produtos e nações contribuem para o consumo e a poluição de água doce em todo o mundo. As descobertas podem ajudar os governos a estabelecer políticas para a produção e consumo de commodities, destinadas a gerir as fontes de água doce do planeta finitas de forma mais eficaz. Baixar artigo de PNAS artigo.

Escassez mensal de água a nível global

Um novo relatório científico analisa o consumo de água em 405 bacias hidrográficas em todo o mundo e descobre que a escassez de água afeta pelo menos 2,7 bilhões de pessoas pelo menos um mês a cada ano. Este é o primeiro estudo global que analisa a escassez de água em uma base mensal. Ele compara a pegada de água mensal azul à disponibilidade de água azul para todas as bacias hidrográficas mais importantes do mundo e calcula os fluxos necessários para manter as funções ecológicas criticas. Download PLoS ONE artigo.



Sem comentários:

Enviar um comentário